versículo do dia

terça-feira, 27 de março de 2012

a terapia perfeita

Toda vez que falamos em psicóloga lembramos de “terapia”. Mas, não sei se isso já aconteceu com você, às vezes dá vontade de não falar nada. Há inúmeras situações em que a ansiedade, a dor, a mágoa, a frustração tomam conta da nossa alma e nos cala. Fernando Pessoa poetisa sobre isso:calar
“Mas quem sente muito, cala; quem quer dizer quanto sente fica sem alma nem fala, fica só inteiramente”
E às vezes dá vontade de não falar nada, inclusive em oração. Sabemos que Ele sabe tudo o que se passa na nossa pequena existência, mas assim mesmo preferimos ficar só.
Jeremias viveu uma situação semelhante. Colocou diante de Deus toda a situação econômica, espiritual, cotidiana e sentimental. Não apenas como uma reclamação, mas como um desabafo, quase uma terapia.
Em uma terapia, falar algo que nos marcou ou traz sofrimento demanda tempo e disposição. Quando se está em terapia, a responsabilidade sobre a mudança em relação à tudo o que se diz ou pensa é do próprio paciente que precisa, de alguma maneira, se tornar o seu próprio agente de transformação.
Com Deus não é diferente. Ao falar sobre nossos sentimentos e frustrações reconhecemos que, embora sejamos atores de nossa história, Ele é quem nos dá a direção e nos carrega em seus braços.E o Eterno é o nosso terapeuta perfeito: Ele deseja um relacionamento autêntico conosco, nos acolhe independentemente do que somos e nos restaura, se tão somente confiarmos e entregarmos nossas vidas em suas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário